A conciliação bancária é uma prática contábil fundamental que consiste em comparar os registros financeiros da sua empresa com os extratos emitidos pelo banco. O objetivo desse processo é garantir que todas as entradas e saídas de dinheiro estejam devidamente registradas e coincidentes com as movimentações bancárias reais.
No contexto da conciliação de recebíveis, esse processo se torna ainda mais relevante, pois assegura que os valores previstos para recebimento provenientes de vendas realizadas via cartão de crédito, débito, benefício ou Pix, estão sendo efetivamente creditados na conta bancária da empresa.
Por que a conciliação bancária é importante?
Como citado a conciliação bancária é crucial para as empresas pois permite identificar:
1-Confirmação de pagamento
Com este processo permite verificar se os valores apresentados como pagos pela adquirente coincide com os valores depositados no extrato bancário na data correta.
*Algumas adquirentes trabalham com saque de contas digitais, como PagSeguro, os valores podem não coincidir.
2- Evitar perdas financeiras
Esse processo permite identificar quando os valores depositados no extrato bancário da empresa não coincidem com os valores pagos pela adquirente. Assim, possibilita uma análise detalhada para garantir que nenhuma transação fique sem o devido recebimento, evitando perdas financeiras causadas por ausências ou falhas no envio de arquivos de conciliação pela adquirente, antecipações indevidas, ou cancelamentos/chargebacks não informados.
3- Gestão financeira mais eficiente
Com a conciliação bancária, você tem uma visão clara e confiável do fluxo financeiro, o que facilita o planejamento e a tomada de decisões da sua empresa.
Como realizar a conciliação bancária?
Para realizar a conciliação na Conciliadora é muito simples! Segue o passo a passo:
1- Acessar a plataforma da Conciliadora com seu login
2- Na barra lateral esquerda, acessar o menu Banco > Conciliação bancária
3- Na tela de Conciliação bancária, clicar no ícone para upload do extrato bancário.
*Os formato mais comum e fácil de obter com os bancos é o OFX. Porém alguns bancos que não oferecem pode ter um outro formato específico para leitura e em caso de dúvida acione nosso suporte para orientação de como proceder. E temos também a automatização de extrato bancário com o CNAB 240, leia este artigo para maiores orientações.
4-Faça o upload do seu extrato bancário
E pronto, agora vamos processar o extrato e a nossa inteligência artificial irá realizar a conciliação com os registros de recebimento na plataforma da Conciliadora!
Caso tenha dúvidas sobre os lançamentos de recebimentos, falha no upload de arquivos ou dúvida sobre a conciliação bancária, entre em contato com o nosso time de Suporte. Estamos à disposição para realizar uma análise detalhada e orientá-lo sobre os próximos passos.
Para tratar questões relacionadas a conciliação bancária, você pode entrar em contato conosco pelos seguintes canais:
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Chat:
1-Acesse o portal de SAC da Conciliadora e clique no botão de chat, localizado no canto inferior direito;2- Informe no chat sobre a sua demanda de conciliação bancária com as informações da sua empresa, período, adquirente para prosseguir com a análise;
3- Um de nossos especialistas irá prosseguir com o atendimento da sua solicitação. -
Formulário:
1-Acesse o portal de SAC da Conciliadora e clique no botão Enviar uma solicitação, localizado no canto superior direito;
2- Escolha a opção de formulário Suporte e selecione o tipo de suporte Conciliação bancária. Daí preencha os campos do formulário e adicione na descrição a situação sobre a conciliação bancária e informar a sua empresa(CNPJ), período e adquirente para prosseguirmos com a análise. -
E-mail:
Encaminhe um e-mail para support@concilia.zendesk.com com o assunto "Conciliação bancária". E inclua no corpo do e-mail as informações da sua empresa, período, adquirente para prosseguir com a análise. - Telefone: Entre em contato pelo número (31) 2516-4792 para falar com nossa equipe de Suporte.