CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é um padrão criado pela FEBRABAN para facilitar a troca de informações financeiras entre empresas e bancos. Ele organiza e padroniza dados de transações financeiras, como recebimentos e pagamentos, permitindo que essas informações sejam enviadas de forma automática e segura, tornando os processos financeiros mais ágeis e precisos.
Na Conciliadora, utilizamos diferentes modelos de CNAB, como o CNAB 240 e o CNAB 750 para conciliação, segue a descrição de cada um deles:
Extrato bancário - CNAB 240 é um padrão de arquivo bancário muito utilizado no Brasil para registrar e acompanhar transações financeiras, como pagamentos e recebimentos. Na Conciliadora, utilizamos o CNAB 240 para realizar a conciliação bancária de forma automática, cruzando os recebimentos registrados no extrato bancário do cliente com as informações de pagamento provisionadas pelas adquirentes. Com isso, validamos que os valores recebidos estão corretos e correspondem às transações de cartão processadas, proporcionando maior controle e segurança para os recebimentos do cliente.
Pix - CNAB 750 é um padrão criado pela FEBRABAN para padronizar e acompanhar transações de Pix. Na Conciliadora, utilizamos o CNAB 750 para visualizar e conciliar as movimentações financeiras de Pix dos clientes, tratando essas transações de maneira similar às de uma adquirente. Isso nos permite garantir uma visão detalhada e organizada de todos as transações e recebimentos via Pix na plataforma, ajudando nossos clientes a monitorar e validar esses valores com facilidade.
Segue a orientação de como realizar a solicitação do CNAB na Conciliadora
Para iniciar o processo de recebimento automático de extratos bancários e Pix no layout CNAB, o cliente deve solicitar ao gerente responsável do seu banco a abertura de relacionamento com a nossa van.
Informe ao gerente que essa solicitação é necessária devido à contratação da empresa de conciliação de cartões e bancária, Conciliadora (Aliança Tecnologia SA - CNPJ: 10.477.554/0001-38), e que o meio de recebimento será através da van TIVIT com periodicidade diária. O gerente será responsável por habilitar e criar o relacionamento necessário com a van TIVIT para viabilizar o envio dos extratos no layout solicitado.
Importante:
Adicione os e-mails implantacao@aliancatec.com.br e henrique.oliveira@conciliadora.com.br em cópia na comunicação para que possamos acompanhar o processo. Segue o modelo de e-mail:
"Olá, [nome do gerente].
Espero que esteja tudo bem.
Gostaria de informar que contratamos o serviço de conciliação de cartões e conciliação bancária Conciliadora (Aliança Tecnologia SA - CNPJ: 10.477.554/0001-38). Por isso, precisamos receber os extratos bancários de forma automática, no layout CNAB [Informar o CNAB 240 (Pagamentos de cartões) na caixa postal ED2034 e/ou CNAB 750 (Pagamentos Pix- arquivo retorno) na caixa postal EDALIF].
O meio de recebimento será através da van TIVIT e periodicidade diária.
Por favor, poderia realizar a abertura de relacionamento com eles?
Aguardo o seu retorno!
Obrigado."
Observação¹: Recomendamos verificar com o gerente do seu banco se a solicitação pode implicar em custos para sua empresa, já que alguns bancos aplicam cobranças específicas para este tipo de serviço. Destacamos que qualquer cobrança eventual é feita diretamente pelo banco, enquanto os custos do tráfego via VAN TIVIT são cobertos pela Conciliadora.
Observação²: Recomendamos a periodicidade diária para uma melhor conciliação dos extratos bancários e Pix. Se desejar ajustar a periodicidade, basta informar ao seu gerente qual opção atende melhor às necessidades da sua empresa.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, nossa equipe estará pronta para ajudar! Segue os canais de atendimento da Conciliadora:
- E-mail: implantacao@conciliadora.com.br
- Chat: Disponível na plataforma da Conciliadora
- WhatsApp: (31)99566-3334